Maior corrida de aventura das Américas promove ecoturismo da Costa do Cacau

Cenário perfeito para uma corrida onde a resistência é um dos pontos altos
JBO

 

Entre os dias 9 e 18 de agosto, cerca de 200 atletas do Brasil e exterior participam da edição 2013 do Ecomotion/Pro, a maior corrida de aventura das Américas, com um percurso de 620 km, em 80 horas de bike, canoagem, trekking, natação, caving (travessia de cavernas) e técnicas verticais. O cenário natural da competição é o litoral sul da Bahia, recortado pela Mata Atlântica da Costa do Cacau, com sua beleza exuberante de mar, lagoas, cachoeiras, trilhas e cavernas.

Entre os dias 11 e 13, o roteiro de aventura atravessa o município de Ilhéus, sede da unidade regional do Sebrae, que é parceiro institucional do evento. Além de apreciar a beleza arquitetônica local, na Avenida Soares Lopes e Centro Histórico, os atletas percorrerão a Lagoa Encantada e o distrito de Rio do Engenho.

“Trata-se de um evento com importantes registros das potencialidades turísticas e culturais, divulgados em âmbito internacional, com grande possibilidade de atração de turistas no pós evento”, destaca a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

Para o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, a passagem do grupo pela cidade “vai promover o destino Ilhéus para o ecoturismo e para o próprio turismo de aventura, integrando diversos elementos como a gastronomia, o artesanato e os inúmeros ícones culturais do município por meio da mídia espontânea nacional e internacional, já que 25 jornalistas do Brasil e exterior farão a cobertura do evento”.

A prova marca o retorno da Ecomotion/Pro ao Circuito Mundial, valendo pontos como uma etapa da Adventure Racing World Series. “Sempre fomos destaque no cenário nacional e internacional. Este ano já temos várias equipes estrangeiras inscritas, inclusive as melhores do mundo, como os campeões mundiais Seagate (Nova Zelândia), a Quasar Lontra, de São Paulo, Terra de Gigantes, do Rio de Janeiro, e BMS, de Brasília”, explica a diretora técnica da competição, Shubi Guimarães.

A previsão dos organizadores é de que a equipe vencedora cruze a linha de chegada na quinta-feira, 15. As equipes têm até o meio-dia de sábado, 17, para completar o percurso. O evento poderá ser acompanhado por meio de vídeos diários que serão produzidos e disponibilizados no site da prova.